Seja Bem Vindo

Este Blog é apenas uma extenção de nosso jornal quinzenal, proporcionando noticias mais atualizadas e abrindo comentários a nosso leitores. seja bem vindo e tenha uma ótima leitura.

quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

Recado aos Vereadores Por: Manoel Sant´Helena

Mais uma vez, me obrigo a falar neste jornal de coisas que me envergonham, mas, não vou deixar de falar enquanto os Vereadores do PDT, não criarem vergonha na cara e começarem a honrar a sigla do nosso Partido.
Nossos vereadores do bairro já não apareciam muito em época de trabalho, com o recesso do legislativo ficou pior, no bairro só ouço reclamações e desapontamento.
Nós que somos antigos no partido que em todas as situações sempre estamos unidos no PDT somos alvos de cobrança, pois do jeito que anda somente irão passar quatro anos sem muito êxito.

EJA

Todo mundo sabe que a Educação é a principal bandeira do PDT, e que a Clair Bassani quando foi Secretária de Educação lutou para conquistar muita coisa na educação de Xangri-Lá, principalmente para trazer o EJA pro nosso Município. Porque a Educação de Jovens e Adultos que não puderam estudar quando crianças, é uma maneira de trazer as pessoas de volta pra escola. Melhorando a escolaridade e a auto estima das pessoas, podemos evoluir e melhorar o nosso Município. Mas, quem está no poder hoje, não quer que o povo estude, não quer que eles pensem e decidam, quer que fiquem todos ignorantes, porque assim eles podem fazer o que quiserem.
Pessoas sem conhecimento, estudo e visão permitem esse tipo de administração, não sabem de seus direitos e se obrigam a cair nas arapucas da política. E por isto querem acabar com o EJA, para sobrar mais dinheiro para fazerem assistencialismo e continuarem fazendo o Povo de bobo. E onde estão os Vereadores do PDT? Estão lá junto com o PTB, porque eles não conhecem uma sigla partidária. Eles não são PDT, eles só usaram o PDT pra se elegerem, e agora estão do lado do Prefeito. Fazem tudo o que o PTB manda. Por isso que eles não estão defendendo o EJA, eles nem sabem o que é uma bandeira.
Sem desdenhar, o EJA seria ideal para eles, quem sabe poderiam ter mais visão para legislar em nosso belo município.
Praias de Noiva do Mar à Remanso às escuras


No percurso da Avenida Paraguassú entre os balneários de Noiva do Mar à Remanso, encontram-se ás escuras dês do dia 15 deste mês. Os perigos à noite são muito grandes, além de ciclistas e pedestres, nos encontramos em época de carnaval, onde atrai muitos foliões e espertalhões, a Avenida fica toda às escuras podendo estes espertalhões saberem quais as casas que estão fechadas ou inabitadas para um possível furto.
A iluminação pública que é paga mensalmente por nossos moradores e veranistas verba essa destinada à reformas e manutenção.
Vamos trabalhar pessoal!
Os moradores aguardam a regularização o mais breve possível.
Nós do jornal esperamos ao ser distribuído esta edição que o problema já esteja sanado.

Por: Tadeu Magnos

O assassinato do EJA, os jovens de Xangri-Lá estão de luto.


Federal do Brasil, amplamente garantida na Carta Magna, como direito de todos e dever do Estado, devendo o ensino ser ministrado com base em princípios de Igualdade, Liberdade e Democracia, no Artigo 208, I, garante o ensino fundamental gratuito, inclusive sua oferta para os que não tiveram acesso em idade própria, e no Artigo 211 § 2º. aufere ao Município a obrigação de atuar prioritariamente no ensino fundamental. Além disso, o Plano Nacional de Educação, instituído através da Lei 10.172/01, diagnosticou que a exclusão escolar, em especial em idade própria é um dos mais graves e irremediáveis problemas sociais no Brasil, e que esse fato decorre de vários fatores, dentre eles a precariedade do ensino, verificou que o direito ao ensino fundamental não é apenas direito à matrícula, mas o ensino deve ter qualidade até a conclusão, sendo que, falhas nesta modalidade de ensino acarretam no aumento do número de jovens e adultos sem concluir o ensino fundamental e por conseqüência a necessidade de políticas públicas que garantam no EJA a possibilidade real de erradicar o analfabetismo no País e de recuperar o nível de escolaridade do jovem e do adulto que por alguma razão não obtiveram êxito em idade própria. Também a Lei Municipal 666/2005, que institui o Plano Decenal de Educação trás em seu texto uma série de medidas que o executivo Municipal, através da Secretaria de Educação e Cultura de Xangri-Lá, deveria tomar para diminuir a evasão escolar em idade própria, bem como, efetivar o Ensino de Jovens e Adultos, mantendo o noturno em pleno funcionamento, deveria nos dez anos do Plano Decenal, melhorar a estrutura física das Escolas, no caso do EJA, da Escola Major João Antônio Marques, melhorar os equipamentos audiovisuais, os materiais didáticos, criar políticas de inclusão entre a Educação e Cultura, promover incentivos e relacionar o ensino com demais áreas do conhecimento humano. Porém, cinco anos se passaram desde a criação do Plano Decenal de Educação, que foi assinado em fevereiro de 2005 pelo então e atual Prefeito Celso Bassani Barbosa, mas, ao invés de cumprir as metas, o nobre Prefeito, deixou correr por conta, nenhuma melhoria ocorreu nas escolas municipais durante sua gestão. Agora é mais fácil ASSASSINAR o EJA de Xangri-Lá do que assumir sua culpa. Como sempre, tem que encontrar alguém para pagar por sua incompetência, e como sempre, é do Povo que vai sair o pagamento. Não podemos permitir que isso aconteça, tenho certeza que o atual Secretário de Educação, Anderson Pedroso Nunes, após receber ofício do meu gabinete informando sobre a legislação que protege o EJA, perceberá que foi por incompetência da administração e dos Secretários anteriores que o EJA não formou mais jovens, espero que ele analise com carinho e perceba que não é justo acabar com o EJA, que é preciso cumprir a lei e buscar soluções para melhorar o que temos ao invés de desperdiçar o que já conquistamos.

Convido a todos os Jovens e adultos que querem estudar no EJA para fazermos um movimento em defesa de nossos direitos. Entrem em contato com o Gabinete do Vereador Tadeu, na Câmara de Xangri-Lá pelo fone: 36891081 ou pelo e-mail: tadeumagnus@gmail.com

terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

Residuos do Planeta começam a aparecer em nosso municipio


O abandono da Praça Antonio Casaccia de Atlântida


A Praça Central de Atlântida é um dos pontos turísticos do Município de Xangri-Lá, local onde os Veranistas costumam se encontrar para um bate papo, tomar um chimarrão, uma bebida geladinha, saborear um crepe, um sorvete, enfim.
Curtir momentos de descanso e lazer com a família.

Assim como a beira do mar, deveria ser uma das prioridades da administração Municipal, em especial, durante o verão, deveria ser mantida limpa e bem cuidada.

Mas vejam de que forma o Executivo Municipal trata os veranistas em nosso Município... Se a Praça Central de Atlântida é encontrada em pleno final de semana neste estado? Com papeis, garrafas, latinhas e todo tipo de lixo espalhados, imaginem o que será do resto das praças, ruas e Avenidas de Xangri-Lá?
Em pleno sábado dia 06/02/2010, o Vereador Tadeu Magnus, foi chamado no local, por Veranistas que por ali passavam, para que visse pessoalmente o descaso e o abandono de um dos cartões postais do Município.

Ao se deparar com a situação vergonhosa da Praça Central de Atlântida, e preocupado com os Veranistas que pagam seus impostos na esperança de ter ao menos, Praças, beira do mar e Ruas limpas, O Vereador, entrou em contato com a sub-prefeitura do Bairro Guará, que tem sua sede no Balneário Atlântida, através do seu sub-prefeito, para que este tomasse providencias urgentes.

Porém, para surpresa sua, no Domingo 07/02/2010, ao meio dia, a situação da Praça, estava pior, além de não ter sido tomado providencia nem uma, havia mais lixo acumulado no local, e os Veranistas mais indignados com a administração pública que parece ter esquecido, do mar, das praças, das Ruas e Avenidas do Município e dado toda a atenção aos condomínios, como se não houvesse nada mais fora dos muros nesta Praia.
A grande preocupação do Vereador Tadeu é que os Veranistas, indignados com o abandono da Praia e o descaso do Executivo, acabem vendendo suas casas e indo veranear em outro lugar, já que aqui, o Veraneio está se tornando uma verdadeira tortura, haja vista, que não é possível alguém descansar e curtir férias no meio de lixo, de ruas alagadas, cheias de mato, de buracos, com a beira da praia fedendo a esgoto e banheiro sujo, além do trânsito caótico por falta de uma via alternativa que desafogasse a Avenida Paraguaçu que já não cabe mais carros.

sexta-feira, 5 de fevereiro de 2010

A falta de fiscalização permitem a utilização de ruas como estacionamento na Avenida Central

Mais de uma rua é utilizada a noite por indivíduos da sociedade para exploração de estacionamento em dias de festa na Avenida Central de Atlântida.
A falta de fiscalização ou a conivência deste ato demonstra não somente a fragilidade do poder municipal como mostra a foto. O mesmo responsável deste estacionamento alugou a calçada para o comércio de batidas e bebidas para terceiros, isto sim caracteriza crime de estelionato. Utilizando uma área do município na transformação de fonte de renda e na sobra deste espaço alugando para Capeta e Crepe.
Este mesmo individuo mantém cargo comissionado na câmara municipal de Xangri-lá.
Com este modelo de fiscalização como a referida prefeitura irá coibir a venda de bebidas por ambulantes conforme decreto assinado pelo prefeito “Celsinho”.

Tubarão assusta surfista em mar de Xangri-lá


Surfista foi atacado por animal, possivelmente um tubarão-martelo, a cerca de 150 metros da areia.

Com um corte de quase 10 centímetros costurado no pé direito, o surfista Andrei Johann, 29 anos, recuperava-se de um susto no mar. Na noite de sábado (30/janeiro), o analista de sistemas foi mordido por um possível tubarão no momento em que estava sentado sobre a prancha, a cerca de 150 metros da areia e a cem metros da plataforma de pesca de Atlântida, no município de Xangri-lá.

– Eu senti um mordidão, que me anestesiou o pé inteiro. Me assustei e subi na prancha, me deitei e ergui os pés. O dedão ficou pendurado, sangrava muito – contou Johann, sentado no sofá de casa, no centro de Capão da Canoa.

Sozinho, Johann teve a reação instintiva de subir na prancha de barriga, esforçando-se para chegar até a areia. Com o pé esguichando sangue, pediu ajuda a surfistas que estavam na praia.

Um médico que estava nas proximidades usou uma roupa para estancar o sangramento, antes de Johann ser levado ao Hospital Santa Luzia, em Capão. O surfista levou mais de 10 pontos no pé e foi liberado horas depois. Segundo ele, a equipe do hospital levantou a suspeita de mordida de cação (como o tubarão é chamado popularmente) pela profundidade e características do corte. Fonte:zh

FAZENDO TURISMO COM O DINHEIRO PÚBLICO - Por: Vereador Tadeu Magnus

Imagino como é ser Veranista em Xangri-Lá, me coloco no lugar dos bravos e heróicos Veranistas que insistem em se aventurar e vir veranear em nosso Município.
Digo isto, pois, cada dia fico mais espantado com o que vejo! Imaginem Srs.(as) Leitores (as), que a beira do Mar, deveria ser um cartão postal em qualquer praia do Litoral Gaúcho, com lixeiras apostas a cada 100 metros, limpeza e recolhimento de lixo diariamente, organização e limpezas das passarelas, etc, já que o que temos para oferecer? Se não o mar?
Mas, para surpresa geral, não é o que tem acontecido, parece que o nosso Secretário de Turismo, gosta mesmo é de fazer turismo com o dinheiro público, passeando lá por Rivera no Uruguai, esquece-se de cuidar da beira da praia, que é uma verdadeira vergonha.
Além de tudo, tem os tais banheiros químicos, que foi pago uma fortuna pelo aluguel deles e para que fossem mantidos limpos, porém, de tão sujos e “fedorentos”, para não dizer: “mau cheiroso”, visto que seria hipocrisia, até parecem àqueles banheiros públicos de rodoviária, que se via antigamente.
E o nosso Veranista que faz o Município ter vida, pagando fortunas em imposto, onde fica? Recebe uma cidade abandonada, com ruas em péssimo estado, iluminação precária, sujeira pra todo lado e um novo carnezinho de IPTU.

Por: Jorge Loefller

Desdentados e descerebrados.

Acabo de postar no blog notícia dando conta que somos o país no mundo com maior número de dentistas. Às vésperas da última eleição presidencial perguntei a dois amigos, um dentista e outro protético, ambos irmãos e que trabalham num mesmo prédio, em quem iriam votar. Em uníssono me disseram: no Lula. Estranhei a resposta e perguntei a razão. Então me foi dito que nos quatro primeiros anos do Lula eles haviam conseguido muito mais do que em outros governos juntos. Estranhei a resposta e mais uma vez perguntei. Explicaram-me que sua renda havia crescido de forma significativa, pois o povo em geral estava ganhando mais e com isto investindo mais em tratamento odontológico, incluindo próteses. Por certo a renda de ambos deve ter crescido mais ainda nestes últimos três anos, pois o povo vem consumindo muito mais do que em todos os governos anteriores, ainda que tal desagrade a determinados setores de nossa sociedade. Somos, pois campeões mundiais em número de dentistas. E somos igualmente campeões mundiais em número de advogados. Devemos ter perto de um milhão de advogados militando em nosso país. E demasiado. Mas isto me leva a outra constatação, a de que temos uma verdadeira praga de faculdades em nosso país, pois em cada esquina um boteco é substituído por uma faculdade qualquer.
Prova disto é que a OAB endureceu o acesso à carreira, submetendo os candidatos ao exercício a uma prova. A reprovação é da ordem de 70%. Resultado da má formação nestas picaretagens denominadas faculdades.
O Anderson, filho do meu cunhado, faz algum tempo foi até a PUC escrever-se à Faculdade de Ciências Aeronáuticas. Sua surpresa foi enorme ao lhe ser exigida a licença de piloto privado. Resumindo, para cursar tal faculdade o cidadão já deve ser piloto privado, profissional habilitado ao exercício da atividade. Então qual a razão de tal curso? Repondo. Apenas mais uma faculdade caça níqueis. Alô MP confira mais esta picaretagem.
Por falar em PUC, o Paulo, pai do Anderson, lá lecionou por algum tempo. Certo dia em uma festa em família perguntei ao Paulo se era bom o salário e recebi como resposta que mal pagava a gasolina, mas mesmo assim valia a pena, pois enriquecia o currículo.
Em 2000 ou 2001, o Exército Brasileiro vendeu área contígua à PUC com 14hectares, onde houvera um quartel. Muitos eram os candidatos à compra, pois daria para erguer ali alguns milhares de apartamentos. A PUC exercendo o direito de preferência, arrematou a área pagando com um cheque importância superior a 20 milhões de reais. Foi naquele ano o maior negócio imobiliário de nosso estado. Isto me leva crer que o ensino superior é excelente negócio neste país. Quando ingressei na Unisinos a mesma funcionava num prédio à frente da Estação Rodoviária de São Leopoldo e no ano seguinte mudou para onde hoje está. De lá pra cá lá foi erguida uma verdadeira cidade. Óbvio que tal expansão é fruto das altas mensalidades assim como da procura por um título superior. Some-se a isto o fato de que por mais de 40 anos não foi criada uma única faculdade federal neste país. Agora, durante estes dois mandatos do Lula várias universidades foram criadas e estão sendo concursados mais 5.000 mil professores. E ainda há os que me ripam por dizer que estou contente com o governo do Lula. Por certo são pessoas bem nascidas ou mesmo grandes apedeutas.

Pingos no IS por Por: Manoel Sat´Helena

Aviso aos eleitores...

Comunico aos eleitores e simpatizantes do PDT, que nosso partido não tem vínculo nenhum com o PTB, ou melhor a administração atual de Xangri-Lá.
O mero acaso de nossos vereadores estarem coligados em comum acordo no legislativo e executivo, não caracteriza qualquer tipo de parceria de nosso partido.
Ao mesmo espaço pedimos desculpas aos colegas, amigos e filiados em nossa sigla, pois ao elegermos nosso vereadores acreditávamos em uma ideologia partidária que atualmente se esvai pelas mazelas da política.
Obras a preço de Mansão

Nossa Escola de Educação Infantil Lobinho Guará, passa por reformas, e mais uma vez gostaria de dizer: Que bom! Nossa administração está fazendo tudo certo.
Errado, pois ao visitar a Câmara de Xangri-Lá em penúltima seção antes do recesso ouvi o nobre vereador Gilberto Tarasconi, que comenta como construtor que a obra não passaria de R$40.000,00 (quarenta mil reais). Pois bem a obra esta sendo executada a bagatela de R$ 177.790,00. Com esse dinheiro faço a reforma da escolinha e compro duas casas no bairro Guará, uma para fazer a sub-prefeitura que era por direito do povo e a outra deixo para o conselho tutelar usar como casa de passagem ou capela mortuária que a cada ano que passa é uma novela, só esta faltando diretores porque atores nós já temos dois, pois adoram atuar só de brincadeira por que na vida real...

Se Deus me permitir estarei aqui neste mesmo espaço neste nobre jornal, até a próxima edição!

Confira nova edição estará sendo entregue hoje dia 06/02

Justiça determina regras para venda de bebidas alcoólicas no Planeta Atlântida


Os organizadores do Planeta Atlântida deverão identificar, por meio de pulseiras coloridas não removíveis, os maiores de 18 anos, a quem os comerciantes de bebidas alcoólicas estão autorizados a vender o produto.

A decisão da juíza Amita Antonio Leão Barcellos atende parecer do Ministério Público em pedido de alvará formulado pela RBS Participações, que organiza o festival musical, que será realizado nos próximos dias 5 e 6 de fevereiro, no litoral gaúcho.

O parecer foi firmado pelos promotores de Justiça Anelise Grehs Stifelman e Felipe Teixeira Neto. O objetivo é ter melhor e maior controle da venda de bebida alcoólica no local.

De acordo com a decisão, a organizadora do evento deverá providenciar uma portaria de acesso apropriada e separada para o ingresso de menores, além de treinar funcionários para que atentem para o cumprimento da medida judicial. Está autorizada a entrada e permanência de menores com 12 anos de idade completos até 14 anos de idade incompletos, desde que acompanhados dos pais ou responsáveis legais, mediante comprovação através de documentos de identidade com fotos de ambos, bem como documento que informe a condição do responsável legal.

Toda a documentação deverá ser exigida, no local, pela organizadora do festival. A entrada de menores de 12 anos de idade incompletos, mesmo que acompanhados dos pais ou responsáveis, está proibida.

CTG 20 de Setembro envia resposta ao jornal

O Grupo de Tradição e Cultura 20 de Setembro, diferente do que foi relatado em edições anteriores, está sempre na ativa, até setembro do ano passado somente com a campeira, contando com cerca de noventa laçadores que participam dos mais variados rodeios em nosso Estado. De lá para cá, estamos novamente com a Invernada Adulta, ensaiando todas as terças-feiras às 23h em nosso galpão, e já com convites para participarmos de festivais em outros estados do país.
Gostaríamos de salientar que nossa sede é patrimônio público, ou seja, da Prefeitura Municipal, e uma concessão de uso existe para que a Patronagem possa usufruí-lo, assim como suas invernadas. Cabe aos dois órgãos, portanto, a responsabilidade para o bom funcionamento e zelo a estrutura de nossa sede.
Em março voltaremos com as Invernadas Dente-de-leite, Mirim e Juvenil, e é você que convidamos a participar conosco.
Venha até nosso Galpão, conheça nossa história e nossos costumes, aprenda a desfrutar daquilo que mais belo possui o nosso Estado: a tradição rica de um povo que apenas quer cultuar a cultura deixada por nossos antepassados.

Abril está chegando, e diante mão já convidamos o amigo: Dia 17 de abril haverá uma grande festa, um grande baile, onde o GTC 20 de Setembro estará comemorando seus “25 ANOS”, e onde assim como eu, todos terão a oportunidade de dizer que vocês também.

FAZEM PARTE DESTA HISTÓRIA!
Cláudia Francisca Gomes Sanna
Coordenadora Artística e Cultural
GTC 20 de Setembro

domingo, 31 de janeiro de 2010

Polícia prende mulher por falsificação de documentos em Xangri-Lá

Agentes do Serviço de Investigação (SI) da Delegacia de Xangri-Lá prenderam, no início da tarde dessa quinta-feira (28/1), Lisiane Goulart Alves, 27, na Rua Amozonita.

Segundo a polícia, Lisiane, que trabalha como estagiária em uma creche municipal local e se encontra em liberdade provisória, é acusada de falsificar documentos de identidade e usá-los para fazer compras em estabelecimentos comerciais.

Com ela foi apreendido um notebook, uma máquina fotográfica, uma garrafa térmica, um secador de cabelos, cosméticos, roupas e um revólver calibre 22 municiado e sem registro. Depois de autuada por posse irregular de arma e pago fiança, ela deverá responder a processo em liberdade.

Atlântida sedia prova de hipismo


O Balneário de Atlântida, em Xangri-Lá, sedia o Concurso Estadual de Saltos. O evento, que vai realizar provas de hipismo, acontece no sábado (30/01), a partir das 16 horas, na Avenida Central de Atlântida, 1345. Expoentes do hipismo riograndense já garantiram presença nas provas. A iniciativa é da Federação Gaúcha dos Esportes Equestres, MD Centro Hípico e Haras, Grupo Gerdau, Irineu Gehlen Advogados Associados e Iesa Veículos, com apoio da Secretaria de Turismo da Prefeitura de Xangri-Lá.

quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

Projeto Praia Limpa da Exemplo em Tramandaí

Jovens do Praia Limpa tem palestra sobre DSTs

Os jovens integrantes do projeto Praia Limpa realizado pela Administração Municipal através da secretaria de Ação Social, assistiram na terça-feira(26), palestra ministrada pela psicóloga Fabiana Bhomer.

Coordenadora do PRD-Programa de Redução de Danos, no município, Fabiana Bhomer falou sobre temas como a Prevenção as DSTs e AIDS, o Uso Indevido de Drogas e Gravidez na Adolescência.

Durante a realização do projeto Praia Limpa, os jovens além de realizarem ações de conscientização sobre a prevenção ambiental e limpeza da praia junto aos veranistas, participam de palestras com temas nas áreas de Turismo, Saúde, Educação e Meio Ambiente. O projeto que acontece até o final do mês de fevereiro conta com a participação de 100 jovens.


Sonia Brusius
Assessoria de Comunicação
Prefeitura de Tramandaí

quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

Prefeitura de Xangri-Lá adquire novo ônibus escolar

A Prefeitura de Xangri-Lá, em parceria com a Câmara de Vereadores, adquiriu um ônibus zero km, para a Secretaria de Educação. O veículo, que custou pouco mais de 185 mil reais, tem espaço para 66 passageiros sentados, e é equipado com cadeira de rodas e bancos para portadores de necessidades especiais. Na próxima semana, chega outro ônibus, obtido através da Receita Federal, e que será repassado à Secretaria de Assistência Social. O prefeito Celso Barbosa fará a entrega oficial dos veículos para as respectivas secretarias no dia 11/02, durante a realização da 1ª Semana Cultural, na Praça Ramiro Correia. Fonte: Ass. comunicação/PMX


Prefeito Celso Barbosa faz a entrega oficial dia 11/02

Capa edição 17ª

domingo, 24 de janeiro de 2010

Deficientes em Xangri-Lá passam trabalho

Quem é cadeirante , portador de necessidades especiais e com dificuldade de locomoção, não consegue chegar à praia.

Conforme relatos de outros anos e situações atuais deparo-me com a falta de rampas ou até mesmo um calçamento adequado ou asfalto para atravessar a beira mar até a praia.
Como os leitores não sabem, estou usando muletas e uma bota ortopédica no lugar do gesso, ocasionada por um acidente. Ao visitar a praia tive dificuldade de me locomover com muletas, pois afundavam na areia, fora para atravessar a rua o desnível e irregularidade das pedras.
Não necessito ir à praia, esperarei mais um tempo. Mas os que utilizam as muletas por deficiência física? Os idosos para poderem caminhar melhor pela debilitação?
Já houve casos onde uma idosa ao atravessar a beira mar de Atlântida, tropeçou no desnível das pedras irregulares e quebrou o punho e encerrou seu verão voltando para Porto Alegre.
Que praias estão preparando para nossos veranistas ou até moradores de nossa Xangri-Lá que independente de suas necessidades tem o direito de se locomover em áreas de lazer?


LEIS DE ACESSIBILIDADE:
Leis no âmbito federal, estadual e municipal relativas ao acesso das pessoas portadoras de deficiência aos logradouros, prédios públicos e privados,estabelecimentos comerciais e estacionamentos.
Ainda pertinente ao acesso das pessoas portadoras de deficiência, merece destaque o artigo 46, I, alínea “d” da Lei nº 9.610/98 que visa facilitar o acesso das pessoas portadoras de deficiência visual às publicações em Braille.

Verbas para educação em Xangri-la



Dia 30 de dezembro de 2009, foi publicado no jornal do Comércio pelo repórter Edgar Liboa (repórter de Brasília) sobre as verbas de educação de Xangri-Lá.
A Advocacia-Geral da União (AGU) divulgou nota sobre sua vitória judicial na ação em que o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) pediu ressarcimento de recursos repassados à prefeitura de Xangri-Lá, porque “a verba não foi devidamente aplicada”. A AGU conseguiu a confirmação da competência da Vara Federal Especializada de Execuções Fiscais de Porto Alegre para executar esse acórdão do Tribunal de Contas da União (TCU).
Pais, professores e diretores de escolas após lerem esta matéria, questionarão a veracidade e seriedade do dinheiro aplicado em nosso município. Após escolas estarem destruídas e sem recursos o que andam fazendo o secretário e nosso prefeito perante fatos que mais uma vez “avacalham” com nosso município.

Administração de Xangri-Lá, uma calamidade ímpar.

COLUNA DO JORGE: Jorge Pinto Loefller

Entra ano e sai ano e nossa cidade não consegue evoluir, pois lhe falta uma administração competente. Semana passada ao ler notícia em ZH de que o prefeito Bassani havia dito em exposição de móveis que iria vetar os pretendidos e criminosos sete pavimentos na Avenida Paraguaçu e suas transversais com a Estrada do Mar e a RS-407 me levaram a elogiar sua atitude, pois parecia ser a primeira coerente nesses cinco anos em que ele lá está. Enganei-me, pois semana passada chegou ao Legislativo seu veto aos sete pavimentos apenas em Atlântida. Se considerarmos que houve uma única audiência pública que pode ser qualificada como tal, realizada no salão da igreja, em que havia cerca de mil pessoas que se recusaram a aceitar a verticalização pretendida. Dias depois da mesma foi o projeto votado e lembro que o vereador Lauro disse: ”quem decide somos nós”. Resultou que nos impingiram o absurdo, refugado na audiência à unanimidade. Agora voltaram à carga e os pretendidos sete pavimentos, somente aqui em /Xangri-Lá partiram do prefeito. Diante de tal só resta a este escriba, na condição de presidente da ACOPRAX, realizar uma assembleia geral nos próximos dias e por certo iremos à Justiça, pois o direito da maioria deverá prosperar.

Como encher a Avenida Paraguaçu de prédios altos se esta é a única via de circulação na cidade de norte e sul e vice versa?

Quando fizeram o Plano Diretor, por incompetência não se lembraram de efetuar igualmente o Plano Viário. Temos como única alternativa de circulação esta Avenida, pois há condomínios da Paraguaçu até a beira mar e igualmente da Paraguaçu até Estrada do Mar.

Isto pode ser visto como absoluta incompetência ou mesmo como má fé. Cabe a você leitor decidir se agiram por incompetência ou má fé. Sei da inteligência de nossos leitores e assim sendo sei qual será o entendimento da maioria. Se por ventura vocês leitores desejarem expressar suas opiniões, façam-no no www.praiadexangrila.com.br, mantido por mim para atender as necessidades de expressão em nossa cidade. Não se acanhem, pois suas opiniões serão postadas desde que não contenham ofensas morais, ainda que expressando forte indignação.

Como o prefeito BASSANI já está condenado à perda do mandato que está em grau de recurso e tendo ele ainda mais processos no judiciário só me resta torcer para que seja defenestrado o mais rápido possível pelo bem da cidade.

Até a próxima se Deus assim o permitir.

coluna do jorge:Administração de Xangri-Lá, uma calamidade ímpar.

Entra ano e sai ano e nossa cidade não consegue evoluir, pois lhe falta uma administração competente. Semana passada ao ler notícia em ZH de que o prefeito Bassani havia dito em exposição de móveis que iria vetar os pretendidos e criminosos sete pavimentos na Avenida Paraguaçu e suas transversais com a Estrada do Mar e a RS-407 me levaram a elogiar sua atitude, pois parecia ser a primeira coerente nesses cinco anos em que ele lá está. Enganei-me, pois semana passada chegou ao Legislativo seu veto aos sete pavimentos apenas em Atlântida. Se considerarmos que houve uma única audiência pública que pode ser qualificada como tal, realizada no salão da igreja, em que havia cerca de mil pessoas que se recusaram a aceitar a verticalização pretendida. Dias depois da mesma foi o projeto votado e lembro que o vereador Lauro disse: ”quem decide somos nós”. Resultou que nos impingiram o absurdo, refugado na audiência à unanimidade. Agora voltaram à carga e os pretendidos sete pavimentos, somente aqui em /Xangri-Lá partiram do prefeito. Diante de tal só resta a este escriba, na condição de presidente da ACOPRAX, realizar uma assembleia geral nos próximos dias e por certo iremos à Justiça, pois o direito da maioria deverá prosperar.

Como encher a Avenida Paraguaçu de prédios altos se esta é a única via de circulação na cidade de norte e sul e vice versa?

Quando fizeram o Plano Diretor, por incompetência não se lembraram de efetuar igualmente o Plano Viário. Temos como única alternativa de circulação esta Avenida, pois há condomínios da Paraguaçu até a beira mar e igualmente da Paraguaçu até Estrada do Mar.

Isto pode ser visto como absoluta incompetência ou mesmo como má fé. Cabe a você leitor decidir se agiram por incompetência ou má fé. Sei da inteligência de nossos leitores e assim sendo sei qual será o entendimento da maioria. Se por ventura vocês leitores desejarem expressar suas opiniões, façam-no no www.praiadexangrila.com.br, mantido por mim para atender as necessidades de expressão em nossa cidade. Não se acanhem, pois suas opiniões serão postadas desde que não contenham ofensas morais, ainda que expressando forte indignação.

Como o prefeito BASSANI já está condenado à perda do mandato que está em grau de recurso e tendo ele ainda mais processos no judiciário só me resta torcer para que seja defenestrado o mais rápido possível pelo bem da cidade.

Até a próxima se Deus assim o permitir.

A Cobra Vai Fumar... Por: Manoel Sant´helena "SOUZA"


Até que enfim o vereador Tadeu Magnus após muitas tentativas de entra e sai, contratou uma assessora a altura do legislativo.A senhora Ana Lídia, Academica em Direito, atuante, participativa em todas as sessões, escreve bem e começou a ser pedra no sapato do executivo, pois conhecedora do curso que frequenta esta desentocando cobras.
Falar em desentocar cobras, cada mês é um processo que aparece ou é executado, ninguém fica sabendo, pois eles não mostram a meia e nem o sapato furado em dia de baile. Abafam os furos do executivo, mas muito ainda está por vir...
Tenho minha humilde oficina em família à margem da RS407, bem próximo à rótula de entrada para a Avenida Central, onde meus filhos, funcionários e moradores do bairro me comunicaram sobre as dificuldades dos pedestres ao atravessarem a faixa. Pois não é respeitada, até para comprar uma carne no domingo no açougue do Chico o amigo é quase atropelado. Imaginem no verão!Nossos vereadores do bairro não correm o risco, agora só andam de carro, não andam mais a pé, nem para visitar os eleitores com medo de reclamações por não terem feito nada pelo bairro. Será preciso morrer alguém nesta RS, para tomarem providência? Sabemos que a rodovia é jurisdicionada ao estado, mas está dentro de nosso município. Ninguém vai gritar socorro?
Declaro que todo funcionário público deverá usar nariz de palhaço com as trocas de bancos. No ano de 2008 a folha de pagamento foi vendida ao banco Santander, pois este nem agência têm em Xangri-lá, somente um mero caixa eletrônico que quase não funciona. O comércio foi prejudicado, ouve baixa no banricompras e muitos aproveitavam a ida para Capão na agência do Santander e gastavam no comércio de lá.Agora mais uma vez a palhaçada vem à tona, quem entrou na briga foi a Caixa Econômica Federal. Pagou a multa rescisória e está detendo a folha de pagamento da Prefeitura de Xangri-Lá. E o banco, tem agência? Caixa eletrônico? Só no verão e olhe lá!
Mais uma vez será prejudicado o comércio e o funcionalismo locais.”

Edição 17 - Expediente

Caro leitor, cada edição deste tablóide expressamos realmente o que você nos pede e cobra como veículo de comunicação, como porta voz da verdadeira noticia.
Não viemos para fazer vontades e sim para ser comunicação através da noticia. Vivemos e vivenciamos acontecimentos em um município belo e maravilhoso onde o interesse de melhorias e cobrança das leis é mera paixão por um Xangri-Lá melhor. Somos responsáveis por nossos líderes, onde neles devemos ter esperança, olhar no olho daquele que lhe fez promessas e com transparência pedir seriedade e resultado.
Quando somos omissos aos olhos nus do descaso, cavamos pouco mais o buraco para enterrar nossos sonhos de cidadãos e realidades aos nossos herdeiros.
Quando falamos herdeiros, vislumbramos o acúmulo de primícias e esquecemos que a maior herança é uma cidade melhor, com educação, boa saúde, segurança, ruas limpas e tudo isso na soma é igual a qualidade de vida para seus herdeiros.

Nesta edição abordamos a terceira parte do plano de governo, falamos um pouco sobre verbas da educação que serão devolvidas por mau uso, ampliamos uma página sobre a saúde no verão e seus cuidados.
Centralizamos o evento do garota verão 2010 , dicas do Bistrô Samura para você conhecer ou saborear a cozinha internacional da chef Shirley.

Tenha uma boa leitura!

Vinde então, e argüi-me, diz o SENHOR: ainda que os vossos pecados sejam como a escarlata, eles se tornarão brancos como a neve; ainda que sejam vermelhos como o carmesim, se tornarão como a branca lã. (Isaias 1:18).